Momento Nostalgia 10 serviços que se perderam no tempo


O início da internet foi completamente diferente do que vivenciamos hoje e muitas empresas e serviços que dominavam a rede na época acabaram ficando enterrados na história. Casos icônicos como Netscape e Napster todo mundo conhece. A morte do Orkut também causou tristeza generalizada, mas existem muitos outros também.

Pensando nisso, fizemos uma lista, que pode até provocar nostalgia em alguns, com 10 desses gigantes que sumiram do mapa. E se lembrar de algum outro, compartilhe conosco nos comentários!

MSN Messenger / Windows Live Messenger



Claro que o primeiro da lista seria o icônico MSN Messenger, o que poderíamos até chamar de “WhatsApp do passado”. Entre 8 e 10 anos atrás, todo mundo tinha MSN e os adolescentes da época - incluindo este autor - passavam horas e horas “teclando” com amigos, fossem eles reais ou virtuais.

Com a popularização dos smartphones e, principalmente, dos novos serviços de mensagens instantâneas móveis como o próprio WhatsApp, iMessage, etc, ele foi perdendo força. Em 2012 a Microsoft desativou o serviço e o Skype passou a servir como principal cliente de mensagens instantâneas da empresa.

GeoCities



Se você gosta de criar sites, programa alguma coisa em HTML, CSS e JavaScript, provavelmente começou a se aventurar na criação de páginas web com o GeoCities, o “WordPress” de antigamente.

O serviço era extremamente popular e em 1999 foi comprado pelo Yahoo! - à época, era o terceiro site mais visitado do mundo. Em 2009, a empresa americana anunciou que desativaria o serviço no mundo, com exceção do Japão (onde o Yahoo! de lá funciona meio que independente do resto do planeta). Na época do fechamento, o serviço tinha 38 milhões de páginas hospedadas.

Altavista



O Altavista era o Google do passado, sendo o serviço de buscas mais popular da web. No entanto, acabou perdendo espaço para o atual gigante das buscas e foi comprado pelo Yahoo! em 2003. O site continuou funcionando até 2013, mas todas as buscas eram feitas utilizando o engine do próprio Yahoo!, quando foi desativado de vez.

AOL



AOL teve os seus dias de glória no passado, principalmente como provedor de internet discada, e ainda, pelo AIM, que, junto com o ICQ, foi um dos pioneiros de mensagens instantâneas.

A empresa dominou o mundo da internet, com dezenas de milhões de usuários somente nos EUA, e divisões em vários países, incluindo o Brasil.

A AOL não morreu, mas hoje está longe de ser um dos players mais importantes da internet, ainda mais com a recente notícia de que foi comprada pela Verizon por 4,4 bilhões de dólares.

ICQ



Claro que não podia faltar o clássico ICQ e seu som característico de recebimento de novas mensagens. Como a AOL, o ICQ também não morreu. No entanto, hoje ele conta com cerca de 10 milhões de usuários ou menos, nem perto dos 100 milhões no seu auge.

O ICQ foi fundado por uma empresa israelense em 1996 e, posteriormente, comprado pela AOL em 1998. Com a queda no número de usuários e outros fatores, o grupo Mail.ru, da Rússia, acabou comprando o serviço da AOL, e depois ele sumiu de vez, para voltar há alguns anos com maior foco em dispositivos móveis, com apps para Android e iOS.

A volta “triunfante”, no entanto, não triunfou tanto assim e o serviço perde usuários a cada ano, enquanto que WhatsApp, Telegram, Line, WeChat e outros ganham força.

Microsoft Encarta



Antes da Wikipedia, em 2001, o único jeito de você saber algo sobre alguma coisa seria: 1 - ir à biblioteca e consultar aquelas enormes enciclopédias, ou comprar o CD / DVD Microsoft Encarta. O Encarta era atualizado anualmente e continha algumas dezenas de milhares de artigos.

A Microsoft parou de produzir o software em 2009, que a essa época já contava com uma versão web também.

Netscape



O Netscape é um clássico da internet, sendo um dos primeiros e principais navegadores da web. Comprado pela AOL (sim, ela de novo) em 1998, o Netscape acabou perdendo a guerra para o Internet Explorer, da Microsoft, que já vinha instalado gratuitamente junto com o Windows.

O Netscape morreu mas “sua alma” continua viva, já que o Firefox foi criado pela Mozilla Foundation, que, por sua vez, desenvolveu o Mozilla Suite, que serviu de base para o Netscape 6. Devemos agradecer à Netscape pela criação do JavaScript, que hoje é uma das tecnologias mais importantes para a web.

O navegador Netscape teve seu fim oficial decretado em 2008.

Microsoft Entertainment Pack



Entre o Windows 3.1 e o Windows XP, a Microsoft incluía o Microsoft Entertainment Pack, um pacote de vários joguinhos com o intuito de matar o tempo em um ambiente de escritório. Eram games como Chip’s Challenge, SkiFree e Pipe Dream, extremamente simples mas que necessitavam de raciocínio, algo como a nova moda de jogos com visual retrô nos dispositivos móveis.

Microsoft FrontPage



O FrontPage era um editor do tipo WYSIWYG, “o que você vê é o que você terá”, em inglês, para a criação de páginas HTML de uma maneira fácil.

Com ele, qualquer pessoa poderia criar um site sem precisar ter conhecimento algum do “complicado” HTML - apesar de que um mínimo conhecimento do código tornava as coisas mais fáceis.

O FrontPage vinha junto com o Word, Excel, PowerPoint e cia no pacote do Office, e viveu entre 1996 e 2003. Seu maior rival, o Dreamweaver, continua até hoje como uma poderosa ferramenta para desenvolvimento.

Apesar do software não existir mais, seu “espírito” também continua vivo na forma de dois outros programas da Microsoft: SharePoint Designer, para a criação de páginas estáticas SharePoint, e o Expression Web, uma IDE para desenvolvimento web em geral.

Napster



Napster é o antecessor "ideológico" do BitTorrent e foi um dos pioneiros no ramo P2P e permitia que os usuários trocassem músicas entre si, principalmente do tipo MP3. A empresa sofreu diversos processos por violação de direitos autorais e teve que fechar as portas. Hoje funciona como um serviço de streaming de música com assinaturas pagas, ao estilo Spotify.

Fonte: Canaltech




E ai, o que achou do post? foi útil? tem sugestões? deixe seu comentário, se quiser pedir um post é só clicar em "Contato" lá no topo da pagina e fazer seu pedido, até a próxima ;)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Torrents

Jogos e Programas Torrent

A Spark Corporation© e o blog Spark Games, não incentiva ou colabora para a pirataria, nenhum link ou torrent é hospedado no blog, apenas servimos de canal para apontar links torrents e disponibilizar para os usuários.
De acordo com o Art.184 do código penal, disponibilizar e baixar arquivos na internet não é crime de pirataria, pois não consiste em obtenção de lucros. A pirataria so é consumada quando o dono do site/blog ou pessoa que baixou estiver obtendo lucro sobre a obra protegida por direitos autorais sem a autorização do autor. O que a pessoa vai fazer com o arquivo depois de baixado é responsabilidade dela e não do site/blog que ela baixou o arquivo.
Encontre torrents de: Jogos de qualquer console, Emuladores, Programas, Tutoriais e etc... Faça seu pedido ;)