Sem retrocompatibilidade pro PS4 por enquanto



A microsoft soltou uma bomba que alegrou a vida dos gamers no mundo todo durante a E3 2015: a retrocompatibilidade entre Xbox One e Xbox 360. Ou seja, jogadores na geração atual vão poder utilizar títulos do console mais antigo sem qualquer problema e sem gastar dinheiro. Por outro lado, uma grande parcela de pessoas coçou a cabeça e se perguntou: "E a Sony?". Bom, vamos tentar explicar porque PlayStation 4 provavelmente nunca vai ter esta função — e o que a companhia japonesa pode fazer quanto a isso.

Antes de entendermos melhor as razões, é necessário notar que a possibilidade de jogar games antigos em consoles atuais pode ser algo nada atraente para as empresas envolvidas. Por exemplo: quantos remakes vimos no XOne e no PS4 durante o começo desta geração? Agora, como seriam as vendas desses títulos se a retrocompatibilidade existisse? Quanto ao videogame da Sony, isso também poderia afetar negativamente o PlayStation Now, serviço de stream de jogos.

Entendendo a família Xbox


O X360 foi construído com uma arquitetura chamada PowerPC, que é bem diferente da presente no XOne, chamada x86-64. Contudo, as diferenças entre elas não são tão grandes a ponto de impedir completamente a emulação do hardware.

Para desenvolver o recurso, os engenheiros da Microsoft criaram um emulador de software baseado na PowerPC para ser utilizado na x86. Assim, quando um jogador inserir um disco antigo, na verdade, O Xbox One estará carregando um emulador. Isso faz com que o console pense que está lendo um game de Xbox One, enquanto o game acha que está rodando em um Xbox 360.


PlayStation 3 e arquitetura


Diferente dos consoles da Microsoft, o PlayStation 3 foi desenvolvido em uma arquitetura de alto nível baseada no processador Cell e na Synergistic Processing Unit (SPU). Por causa disso, todos os games da plataforma precisavam ter uma otimização própria para rodar — o que também gerou a diferença entre a disponibilidade de jogos indies pára o console e também resultou em games first party muito superiores em termos gráficos que os títulos third party para o console.

Então, a arquitetura do PS3 é tão única que a retrocompatibilidade (via emulação) é quase impossível. O PS4 não tem força suficiente para tornar a emulação possível por meio da "força bruta"; é necessário um hardware muito superior.
A resposta

O PlayStation 4 possui um processador de oito núcleos AMD x86-64 Jaguar. Mesmo sendo relativamente poderoso (até mesmo ligeiramente superior ao do XOne), ele não tem os músculos suficientes para carregar uma emulação e um bom desempenho ao mesmo tempo.

Basicamente, a resposta mais simples para a questão da retrocompatibilidade é essa. Então, podemos dizer que, nesta guerra, a Sony está alguns passos atrás — e que podem ser bem largos, como poderemos notar em pouco tempo.

Porém, nem tudo está perdido e a Sony pode recuperar parte da vantagem com o seu serviço de streaming de games: o PlayStation Now. Infelizmente, o preço dos games ainda é um pouco alto e o serviço não funciona no Brasil.

Ainda, o que prejudica ainda mais esse serviço da Sony, é o fato de que os jogadores precisam adquirir novamente os games, algo que não acontece na plataforma da Misrosoft. Dificilmente um jogador vai comprar duas vezes o mesmo game.


A solução


Se a Sony pretende bater de frente com a Microsoft no que se refere a retrocompatibilidade, ela precisa utilizar o PlayStation Now. Porém, a plataforma precisa ser completamente repaginada. Vamos elencar os pontos principais para a companhia japonesa se igualar ou até ultrapassar a concorrente.

Primeiro: como passo inicial, a Sony deveria abaixar os valores dos games de PS3 na plataforma. Isso atrairia mais jogadores.

Segundo: caso o jogador tenha um game digital de PS3, o PSNow reconhece automaticamente e libera a reprodução por stream do título no PS4.

Terceiro: caso o jogador tenha um jogo físico para PS3, o PS4 reconhece o disco e libera uma cópia via streaming no PSNow

Placa mãe do PS4 - via Wired



Infelizmente, esse é um cenário complicado, já que a Sony dificilmente abandonaria o lucro recebido sobre estes games. Mas, deveria. A questão aqui é o público alvo da PlayStation Now, que são pessoas que não possuem nem um PS3 e nem a intenção de comprar um — além de também não terem um coleção de jogos robusta.

Se o lucro for a lei, ainda há um caminho: atrelar o uso do Now apenas a contas PS Plus. Isso aumentaria consideravelmente o número de pessoas que pagam pelo serviço premium, além de também aumentar a fidelidade dos usuários.

Em uma última instância, caso a Sony realmente quisesse ter a retrocompatibilidade em seu console, a alternativa seria introduzir o hardware do PS3 fisicamente dentro do PS4, algo que encareceria o console e provavelmente não valesse a pena em termos de retorno pelo investimento.


E ai, o que achou do post? foi útil? tem sugestões? deixe seu comentário, se quiser pedir um post é só clicar em "Contato" lá no topo da pagina e fazer seu pedido, até a próxima ;)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário

Torrents

Jogos e Programas Torrent

A Spark Corporation© e o blog Spark Games, não incentiva ou colabora para a pirataria, nenhum link ou torrent é hospedado no blog, apenas servimos de canal para apontar links torrents e disponibilizar para os usuários.
De acordo com o Art.184 do código penal, disponibilizar e baixar arquivos na internet não é crime de pirataria, pois não consiste em obtenção de lucros. A pirataria so é consumada quando o dono do site/blog ou pessoa que baixou estiver obtendo lucro sobre a obra protegida por direitos autorais sem a autorização do autor. O que a pessoa vai fazer com o arquivo depois de baixado é responsabilidade dela e não do site/blog que ela baixou o arquivo.
Encontre torrents de: Jogos de qualquer console, Emuladores, Programas, Tutoriais e etc... Faça seu pedido ;)