A recente descoberta de um SNES PlayStation comoveu a internet. Imagens do console criado em parceria entre Nintendo e Sony e que serviria de base para a criação do PSOne que todos conhecemos fizeram com que a lenda urbana desse lugar a um verdadeiro tesouro dos games. Seria perfeito e incrível — se não fosse falso.
Isso mesmo: apesar de as imagens do suposto protótipo parecerem absurdamente reais, tudo não passou de uma brincadeira feita por um grupo especializado na personalização de video games. Mais do que isso, o conteúdo também servia para a aplicação de golpes em colecionadores.
Tudo começou quando um usuário publicou imagens no Reddit alegando ter encontrado esse tesouro em sua casa. Na postagem, o autor comenta que seu pai havia recebido aquilo (juntamente com outros objetos após a falência da empresa na qual trabalhava) de alguém identificado apenas como Olaf, em alusão a Olaf Olafson, que viria a ser presidente da Sony Interactive Entertainment anos mais tarde.
Para dar veracidade à história, ele divulgou várias fotos que mostravam detalhes sobre o tal protótipo, exibindo os controles, alguns cartuchos em japonês e outros elementos da estrutura do aparelho. Tudo parecia tão realista que até mesmo a cor amarelada da carcaça envelhecida era convincente o bastante para fazer muita gente acreditar.
No entanto, não demorou para que algumas suspeitas começassem a aparecer, sobretudo por conta do visual. As poucas imagens do SNES PlayStation que existem mostram algo um pouco diferente do que foi apresentado no Reddit. O conceito original, segundo consta, era muito mais semelhante ao Super Nintendo clássico do que essa pequena caixa que surgiu.
Diante disso, vários questionamentos apareceram até que o site PXLBBQ descobriu a verdade. Segundo a página, trata-se apenas de uma aparelho modificado pelo grupo Vadu Amka, conhecido por personalizar consoles e feito exatamente para enganar colecionadores, vendendo algo falso como se fosse uma relíquia perdida.
Tanto que, logo após a denúncia, o próprio Vadu Amka foi ao Twitter confirmar que tudo não passou de uma farsa e assumiu a autoria do mod, parabenizando a página pela investigação.
Assim, por mais que muita gente tenha ficado feliz em ver esse “Santo Graal” dos video games ganhando forma, o SNES PlayStation continua sendo apenas aquele pedaço dos livros de História — a não ser, é claro, que ainda haja alguém com um tesouro desses escondido em algum lugar.
Fonte: Canaltech
E ai, o que achou do post? foi útil? tem sugestões? deixe seu comentário, se quiser pedir um post é só clicar em "Contato" lá no topo da pagina e fazer seu pedido, até a próxima ;)
ConversãoConversão EmoticonEmoticon