Talvez seja devido ao apelo que o jogo tem com as crianças, talvez seja pela liberdade que ele oferece, mas o fato é que se existe um jogo que pode servir como uma bela ferramenta de apoio para o ensino, é o Minecraft.
De vez em quando ficamos sabendo de algum projeto que aproveita a criação de Markus “Notch” Persson para ensinar a molecada e percebendo esse potencial, a Microsoft decidiu incentivar os professores a adotarem o sandbox.
Para isso a gigante de Redmond lançou o Minecraft in Education, uma espécie de comunidade onde os educadores poderão compartilhar ideias e conhecer maneiras de aproveitar o jogo em suas salas de aula, e de acordo com a Microsoft, a inspiração para o projeto veio da própria comunidade.
“Muitas das partes mais divertidas do Minecraft, incluindo a colaborativa natureza de jogar, a necessidade de experimento, o mundo aberto, a obtenção de conquistas e o amadurecimento dos personagens dos jogadores, assim como seu conjunto de habilidades pessoais, são essenciais para excelentes ambientes de aprendizagem,” defendeu a empresa no Tumblr sobre a iniciativa.
Com o jogo podendo ser utilizado para ajudar no ensino de matérias como matemática, computação, física, geografia, história e muitas outras, os responsáveis pelo projeto afirmam ainda que uma das melhores qualidades do Minecraft é permitir que os professores presenciem a evolução dos alunos enquanto eles colaboram entre si para solucionar problemas, adquirindo sentido de liderança e socialização.
Uma dúvida sincera que tenho é: se fosse adotado em escolas brasileiras — assim como aconteceu na Irlanda do Norte — será que a utilização do Minecraft na sala de aula seria bem aceita pelos pais?
Fonte: Meiobit
E ai, o que achou do post? foi útil? tem sugestões? deixe seu comentário, se quiser pedir um post é só clicar em "Contato" lá no topo da pagina e fazer seu pedido, até a próxima ;)
ConversãoConversão EmoticonEmoticon