Mesmo que eu tenha saido parcialmente da area, não posso negar a importancia que a programação tem atualmente. Vivemos em um mundo automatizado e não se atualizar é o mesmo que não se dar muito bem nele. Covenhamos que assim como tudo que é aprendizado, quanto mais cedo melhor, e a Microsoft pensa da mesma forma.
Cabe elogios a uma iniciativa tomada pela Microsoft e pela Code.org para incentivar as crianças a gostarem desta área. O detalhe é que a maneira encontrada pelas empresas para fazer isso foi utilizando o Minecraft, jogo extremamente popular entre a molecada e que sem dúvida servirá como um ótimo chamariz.
Funcionando através de uma série de exercícios baseados no sandbox criado pela Mojang, os quebra-cabeças são voltados para crianças a partir de seis anos e de forma visual as coloca para programar cadeias de ações que serão executadas pelo personagem mostrado na tela, que vão desde apenas dar alguns passos até executar ações típicas do game, como cortar uma árvore ou tirar lã de uma ovelha. Ao todo são 14 níveis que podem ser jogados gratuitamente AQUI, mas infelizmente os textos não estão disponíveis em português.
“Uma parte importante da nossa missão para capacitar cada pessoa no planeta é equipar os jovens com o pensamento computacional e a habilidade de resolução de problemas num mundo cada vez mais digital,” declarou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Com o Minecraft e a Code.org, nosso objetivo é despertar a criatividade na próxima geração de inovadores de uma maneira que seja natural, colaborativa e divertida.”
Já segundo Hadi Partovi, cofundador da organização que tenta convencer as escolas a adotarem a ciência da computação em suas grades curriculares, usar esses blocos de comando é uma excelente maneira de mostrar para as crianças o básico, para então incentivá-las a participar do Hour of Code, evento anual onde aprendem mais do que apenas a parte inicial.
“O objetivo dessa uma hora é te ensinar que isso é algo que você pode fazer e que é mais divertido do que parece. Fracamente, é te fazer querer aprender mais,” explicou Partovi. “Os estereótipos que você escuta na cultura pop fazem as pessoas pensarem que a programação está restrita a um grupo. Queremos quebrar esses estereótipos, desmistificar o campo e quebrar a barreira da intimidação mostrando que ela é divertida.”
Tendo atraído mais de 100 milhões de estudantes nos dois primeiros anos, podemos dizer que parte do interesse veio justamente da maneira como a organização utiliza marcas conhecidas das crianças, entre elas o Star Wars e Frozen. Agora, com esse reforço do Minecraft, acredito que um número ainda maior de pequenos se inscreverá e não consigo deixar de considerar isso algo extremamente positivo.
Fonte: Meio Bit
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